PALESTRANTES

Douglas Linares Flinto Fundador e Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios.

Ver Mini Curriculo

Douglas linares Flinto 49 anos, é paulistano de nascimento e campineiro de coração. Curso Administração e Teologia. Sua carreia profissional, de 35 anos, se deu em empresas de distribuição de derivados de petróleo e etanol. Dentre elas, a anglo-holandesa Shell, a brasileiríssima Petróleo Ipiranga e a italiana Agip, do Grupo ENI. Em 2003, fundou o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios que tem como objetivo institucional o fomento da Ética no meio empresarial e junto as crianças, jovens e universitários. É desta forma, contribuindo para a melhoria da qualidade ética das empresas e com a formação de líderes eticamente responsáveis que a instituição potencializa a perspectiva de um futuro mais ético e assim, naturalmente Sustentável.

Backer Ribeiro Fernandes - Diretor da Communità Comunicação Socioambiental

Ver Mini Curriculo

Backer Ribeiro Fernandes Relações Públicas , diretor da Communità Comunicação Socioambiental, empresa especializada na gestão da comunicação para a sustentabilidade. Atualmente responde pela comunicação com os públicos lindeiros aos projetos de implantação da Linha 17-Ouro do Metrô (Consórcio Monotrilho Andrade Gutierrez e CR Almeida), de construção das Estações da Linha 4-Amarela do Metrô (Isolux-Corsan), de implantação dos Corredores Metropolitanos da EMTU, do programa de recuperação ambiental da Cava de Carapicuíba - DAEE (Fral Engenharia), dentre outros projetos. Trabalhou na Fundação Abrinq, Publicom, Philip Morris do Brasil, Ministério da Educação, Comunidade Solidária. É Doutorando em ciências da comunicação pela ECA/USP, Mestre em comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo. Ex-professor conferencista da ECA/USP, da graduação e pós-graduação da FAAP, FIAMFAAM, Cásper Líbero, Metodista, Braz Cubas, Instituto Mauá, IPT, e outras.

Eduardo Leduc - Vice-presidente Sênior da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para a América Latina, Fundação Espaço ECO e de Sustentabilidade para a América do Sul

Ver Mini Curriculo

Eduardo Leduc, 51 anos, é nascido em São Paulo. Graduou-se em engenharia agronômica na Universidade Federal de Lavras-MG (UFLA). Fez pós-graduação em marketing pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado (SP) e percorreu uma longa carreira de crescimento dentro da empresa. Ingressou na BASF, em 1984, como representante técnico de vendas no Rio Grande do Sul. Trabalhou na BASF da Alemanha e dos Estados Unidos e em 2010, após 27 anos de carreira, foi nomeado Vice-presidente Sênior da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para a América Latina.

Ariane Reis Professora da ESPM e Coordenadora da Pós-graduação no Núcleo de Estudos e Negócios Sustentáveis da ESPM

Ver Mini Curriculo

Ariane Reis é Professora da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Coordenadora da Pós- Graduação no Núcleo de Estudos e Negócios Sustentáveis - ESPM, Gestora de Projetos Socioambiental na Odebrecht Agroindustrial, Membro no Centro de Referência em Gestão Responsável para Sustentabilidade da FDC – Fundação Don Cabral, Membro do LEAD (Leadership for Environment and Development) – Fundação Rockefeller. Publicitária, Especialista em Administração/ Marketing e Responsabilidade Social e Terceiro Setor, MBA Executivo (Índia), Work Place and Business Culture (Canadá) e New Earth Leader Leadership Training Program Sustainability (Holanda).

Renato Gennaro - Sócio da área de Advisory Services da Ernst & Young Terco Brasil

Ver Mini Curriculo

Palestrante: Renato Gennaro



Especialização
Sócio da área de Advisory Services da Ernst & Young Terco Brasil. Gennaro conta com 25 anos de experiência em projetos de consultoria em empresas congêneres. Atendeu a clientes de variados segmentos no âmbito nacional e internacional (Mercosul e EUA) e nos últimos anos se especializou em Estratégia e Negócios. Coordenou projetos de planejamento estratégico, transformação organizacional, governança corporativa, reengenharia de processos, implementação de centro de serviços compartilhados, modelos de gestão, modelo de alianças estratégicas e aplicação das diretrizes de “go-to-market”. É graduado em Administração de Empresas e tem pós-graduação com ênfase em Planejamento Estratégico e Marketing. Professor Mentor dos Insper.

Experiência Profissional
Possui vasta experiência em direção e atuação de projetos dentro da área de Supply Chain Management ,Financial Cost Management envolvendo processos de logística, suprimentos, gestão de estoques, engenharia de desenvolvimento de produtos, custos, orçamentos, fluxo de caixa e investimentos entre outros. Gennaro possui vasta experiência em projetos do setor sucroalcooleiro, destacando projetos realizados em usinas, como Usina São Manoel, Cerradinho, São Martinho, ETH, Tropical, Bunge, dentre outros. Implementou SAP e Oracle clientes de vários segmentos de negócio. Atualmente atua fortemente em clientes/projetos de empresas voltados à transformação para abertura de capital (IPO) – Oferta Pública de Ações.

Sergio Breyer Filho - Diretor-Executivo da Socrates Ltd. Consultoria empresarial com matriz em Londres

Ver Mini Curriculo

Sergio Breyer Filho, desenvolveu sua carreira na White Martins. Administra diversos projetos para a Socrates Ltd - empresa assessoria e consultoria empresarial com matriz em Londres - e também desenvolve Coaching pessoal, profissional para executivos alem de Business Coaching e Team Coaching para empresas. É membro da ASIS e AUDIBRA (Associação Brasileira de Auditores Internos) e palestrante de destaque em português e espanhol.

Daniel Preto - Corporate Affairs Manager – Leaf - Souza Cruz

Ver Mini Curriculo

Daniel Preto - Corporate Affairs Manager (Leaf)
Administrador formado pela PUC-Rio Grande do Sul, pós-graduado em Gestão pela Coppead-UFRJ, atual Gerente Assuntos Corporativos para Tabaco da Souza Cruz, onde trabalha desde 2008. Iniciou sua carreira como Trainee e, além da área de tabaco, também trabalhou alguns anos na área de Sustentabilidade Corporativa da Souza Cruz, implementando a estratégia de sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.

Prof. Hilton Silveira Pinto - Diretor do CEPAGRI – UNICAMP

Ver Mini Curriculo

Prof. Hilton Silveira Pinto,, possui graduação em Engenharia Agronômica ESALQ/USP, mestrado em Geografia Física pela USP, doutorado em Agronomia pela UNESP e pós-doutorado pela Universidade de Guelph-Canada, onde atuou também como professor convidado. Professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas até outubro de 2012. Foi o criador do Cepagri/Unicamp e seu diretor por diversas vezes, até 2012, onde permanece atualmente como pesquisador convidado. Coordenou e coordena duas dezenas de trabalhos em Zoneamento de Riscos Climáticos e Mudanças Climáticas na Agricultura com financiamentos nacionais e internacionais, incluindo a Finep, o Ministério de Desenvolvimento Agrário ,o Banco Mundial e a Embaixada Britânica. Tem grande parte dos trabalhos científicos em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mudança climática, riscos climáticos, mitigação e adaptação, zoneamento agrícola e café. Foi assessor dos Ministérios da Agricultura, de Ciência e Tecnologia e de Minas e Energia, das secretarias de Agricultura e da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e da Finep. Durante cinco anos foi Chefe Substituto da Seção de Climatologia Agrícola do Instituto Agronômico de Campinas. Tem 67 trabalhos publicados em revistas científicas e 41 capítulos de livros. Proferiu cerca de duas centenas de palestras em reuniões científicas no Brasil e no exterior, a maior parte relativa a mudanças climáticas e agricultura.

Antonio Corrêa de Lacerda - Professor Doutor do Departamento de Economia da PUCSP

Ver Mini Curriculo

Antonio Corrêa de Lacerda - Professor Doutor do Departamento de Economia da PUCSP
Formação e atuação acadêmica
Doutor em Economia, pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestre em Economia Política e Economista, pela PUC-SP, onde é professor-doutor do departamento de economia e do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política e coordena o Grupo de Pesquisas sobre Desenvolvimento e Política Econômica (DEPE). É professor convidado da Fundação Dom Cabral. Foi assessor especial do Reitor da PUC-SP (2010 e 2011) Também é membro do GACINT – Grupo de Análise de Conjuntura Internacional, da USP.

Experiência profissional
É consultor econômico e já produziu trabalhos de assessoria econômica para empresas e várias entidades representativas. Foi economista-chefe e estrategista da Siemens Brasil. Foi um dos fundadores da SOBEET- (Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e Globalização, entidade da qual foi presidente (2000-2005), vice-presidente (1998 a 2000) e atual membro do seu Conselho Consultivo. Ex-presidente do Cofecon- Conselho Federal de Economia (1999) e do Conselho Regional de Economia de São Paulo- Corecon-SP (1995-1997).
Foi presidente do Conselho Fiscal da PreviSiemens, entidade fechada de previdência privada (2006-2012), membro do Conselho Fiscal da Eletrobrás (1995-1997) e diretor do Depecon- Departamento de Economia da FIESP (1998-2002) e do CIESP (2003-2007). É membro do Conselho Superior de Economia (Cosec), da FIESP , Conselho Temático de Política Econômica(Copec) da CNI- Confederação Nacional da Indústria e diretor do Centro Internacional Celso Furtado de Desenvolvimento.
Foi membro do Conselho diretor do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial.

Publicações e premiações
É autor de vários artigos e livros, como "Desnacionalização"(Contexto,2000), um dos ganhadores do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, na área de economia. É articulista colaborador de "O Estado de S. Paulo”. Foi homenageado com a Comenda Mario Henrique Simonsen, do Corecon-SP, como economista de destaque (2011).

Dados de contato:
Tel. 11-99908-6357
E mail: aclacerda@pucsp.br e lacerda.economista@gmail.com
Endereço: Rua Barão da Passagem, 1330/44-G Bela Aliança,
São Paulo/SP CEP05087-000
Tel Residencial: 11-3645-3410

Carlos Martins Simões Junior - Diretor Executivo da Raízen

Ver Mini Curriculo

Carlos Martins Simões Junior, 43 anos, natural de Vitória/ES, Administrador de Empresas pela UNIVILA/ES, MBA em Gestão Empresarial pela FDC/MG, atuou durante 12 anos no setor de papel e celulose na Cenibra e na Aracruz Celulose, sempre na área de logística, e há 8 anos atua no setor sucro-energético, onde respondeu pelas áreas de Logística e Administração de Vendas (2005 a 2008), Suprimentos (2009 a 2011), e desde o início de 2012 responde pela Diretoria de Fornecedores de Cana e Parcerias Agrícolas da Raízen, empresa resultante da fusão da Cosan com a Shell.

Valmor Schaffer - Presidente da ADM para América do Sul

Ver Mini Curriculo

Valmor Schaffer, depois de passagens pela Cocamar e Rezende, chegou na ADM no final dos anos 90 como Gerente de Vendas na Regional de Mato Grosso. Depois passou pela Gerência Geral de Vendas em duas regiões da América Latina. Em 2009, retonou ao Brasil como Diretor Comercial, assumindo a presidência da ADM para a América do Sul em 2011.

Marco Antônio Fujihara - Diretor do Instituto Totum, da Keyassociados e WayCarbon

Ver Mini Curriculo

Marco Antônio Fujihara. Com mais de 30 anos de experiência no Setor florestal, desenvolve projetos de qualificação empresarial nos parâmetros preconizados por Kyoto desde 1998 para os setores energético e de base florestal como Siderúrgico de papel e celulose e etc...
Tem avaliado projetos na área de economia de recursos naturais para o World Bank e para a ITTO - International Timber Tropical Organization. Foi coordenador de Produtos Florestais do Mercosul, Superintendente da Sociedade Brasileira de Silvicultura, Coordenador de Recursos Naturais da Bracelpa :Associação Nacional de Fabricantes de papel e celulose, e Diretor de Recursos Naturais Renováveis do IBAMA em Brasília e atuou profissionalmente em varias empresas. Possui cursos de extensão Universitária em Economia das Empresas Agrícolas e Florestais, Política e Estratégia e finalmente em Climate Change realizado pela Havard University. Atua no IPCC desde 2002 como revisor do WG 2, Conselheiro do CDP – Carbon Disclosure Project, Conselheiro do CIF – Climate Investment Fund e Gestor do Fundo Brasil Sustentabilidade do Programa de Desenvolvimento Limpo do BNDES.
Foi Diretor de Sustentabilidade da PricewaterhouseCoopers no Brasil com atuação na América Latina. Atualmente é diretor do Instituto Totum, da Keyassociados e WayCarbon, com foco especifico em Carbon Finance e Sustentabilidade empresarial.

Wagner Giovanini - Diretor de Compliance para a América do Sul da Siemens

Ver Mini Curriculo

Wagner Giovanini é engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em Gestão Ambiental, Black Belt na metodologia Six Sigma e Máster Coach formado pela Integrated Coaching Institute. Militou por diversos anos na área de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental, tendo sido Diretor Técnico do Instituto Paulista de Excelência em Gestão (IPEG), membro do Conselho das Partes Interessadas do Movimento Brasil Competitivo – MBC e membro do Comitê de Meio Ambiente da ABDIB. Tem atuado como juiz do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) desde 2004. Como profissional, começou a sua carreira na Siemens há 27 anos, onde ocupa atualmente o cargo de Diretor de Compliance, cuja responsabilidade abrange todos os países da América do Sul.

Carla Beck - Assessora Técnica do Meio Ambiente do Sistema FAEP

Ver Mini Curriculo

Carla Beck - Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Santa Maria - RS, Mestre em Agronomia na área de Biodinâmica e Fertilidade dos solos e Doutoranda. Acompanha desde de 2008 as discussões sobre o Código Florestal. Atualmente trabalha como assessora técnica do meio ambiente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná-FAEP e acompanha vários projetos relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade. Viaja o interior do Paraná orientando através de palestras os produtores rurais a se adequarem ao Novo Código Florestal.

Ênio Queijada de Souza - Gerente da Unidade de Agronegócios do SEBRAE

Ver Mini Curriculo

Ênio Queijada de Souza - Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (1986), especialização em administração de marketing pela FAAP-SP (1998) e mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade de Brasília - convênio interinstitucional (2006). Atualmente é professor do MBA em Agronegócio da UPIS e Gerente da Unidade de Agronegócios do SEBRAE, onde gerencia 22 carteiras de projetos setoriais e temáticas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, vendas, varejo e gestão de projetos em agronegócios, territórios e acesso a mercados.